A atividade física não é uma somente uma grande aliada da perda de peso e ganho de massa muscular. Ao contrário, também faz toda diferença quando o assunto é bem-estar. Pesquisas já comprovaram os benefícios para o corpo e para a mente de uma atividade regular. Na Mega Fitness um exemplo vem da aluna Cleonice Peluco, de 40 anos.
Ela, que durante algum tempo sofreu com a queda de cabelo intensa, causada por estresse e problemas emocionais, encontrou na atividade física o ‘remédio’ que tanto esperava. “A atividade física mudou completamente a minha vida. Além do meu corpo, nunca mais precisei voltar ao dermatologista por causa de queda de cabelo, ocasionada por estresse”, afirma.
Aluna da Mega Fitness há 8 anos, Cleonice revela que o grande objetivo quando retomou a atividade física, após cinco anos parada, era conter a queda de cabelo, que tanto a incomodava. Diagnosticada com alopecia areata, o médico sugeriu a atividade física para ajudar no combate ao estresse.
Ela seguiu a orientação médica e, desde então, tem desfrutado de um corpo mais magro, de novas amizades, além de exibir cabelos de dar inveja. “A minha autoestima é outra”, garante Cleonice, que intercala treinos de musculação com RPM, que é uma aula de bike com alto gasto calórico.
Liberação de hormônios – Pesquisas já comprovaram que o estresse é um dos grandes vilões do bem-estar da atualidade. Em doses excessivas ocasiona dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia, além de provocar perda de produtividade, crises de ansiedade e até perda da libido.
Em contrapartida, a atividade física regular é uma das maneiras mais eficazes de combater os efeitos ocasionados pelo estresse, não eliminando a fonte causadora do desgaste emocional. Entre os benefícios da realização contínua de exercícios físicos está a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e autoestima.
Isso ocorre por meios de processos psicofisiológicos, que liberam alguns hormônios durante a prática de atividade física. Esses hormônios são conhecidos como adrenalina, cortisol, endorfina – que é a produtora da sensação de prazer e responsável pela melhora do sono -, entre outros.