Não adianta só pagar academia. É preciso disciplina para alcançar o resultado desejado. A professora universitária e aluna da Mega Fitness Lilian Tonin, de 38 anos, inseriu os horários de treinos na rotina. “Pra mim, malhar é como tomar banho. É uma atividade necessária e não abro mão. Faço pela saúde, em contrapartida, ganho mais disposição para o meu dia e a estética é consequência”, diz.
Lilian treina 5 vezes por semana e adora correr nas horas livres, em especial, aos sábados e domingos. “Quando pratico atividade física até a alimentação melhora. Uma coisa vai puxando a outra”, acredita.
Quando se trata de frequência não tem uma regra absoluta, o que vai influenciar é a intensidade, duração da atividade, além da quantidade de vezes na semana que será executada.
Esses quesitos são definidos durante a avaliação física. É nesse momento que o profissional de Educação Física vai definir uma programação para atender os anseios dos alunos, mesclando treinos de força muscular com aeróbico, por exemplo.
De maneira geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende como ideal fazer cinco vezes por semana atividade física leve a moderada, por 30 minutos.